6 dicas valiosas para mudar se futuro financeiro

Infelizmente, finanças pessoais ainda não se tornaram uma matéria obrigatória no ensino médio ou na faculdade, então você pode não ter ideia de como administrar seu dinheiro quando está no mundo real pela primeira vez.

Para ajudá-lo a começar, examinaremos os 8 tópicos mais importantes que você precisa entender sobre dinheiro se quiser ter uma vida confortável e próspera.

1 – Autocontrole

Se você tiver sorte, seus pais lhe ensinaram essa habilidade quando você era criança. Do contrário, lembre-se de que quanto mais cedo você aprender a arte de adiar a gratificação, mais cedo poderá manter suas finanças em ordem.

Embora você possa facilmente comprar um produto no crédito a qualquer momento, é melhor esperar até economizar dinheiro.

Se você tem o hábito de colocar todas as suas compras no cartão de crédito, podendo ou não pagar a conta integralmente no final do mês, ainda poderá pagar por tudo em 10 anos.

Se você deseja manter seus cartões de crédito por conveniência ou pelas recompensas que eles oferecem, certifique-se de sempre pagar o saldo integral ao receber sua fatura e não carregue mais cartões do que você pode segurar.

Você pode gostar — Conheça 8 boas razões para usar seu cartão de crédito no dia a dia.

2 – Controle o seu futuro financeiro

Se você não aprender a administrar seu próprio dinheiro, outras pessoas encontrarão maneiras de administrá-lo (inadequadamente) para você. Algumas dessas pessoas podem ser maliciosas, como planejadores financeiros inescrupulosos baseados em comissões.

Outros podem ter boas intenções, mas podem não saber o que estão fazendo.

Em vez de confiar nos conselhos de outras pessoas, assuma o controle e leia alguns livros básicos de finanças pessoais.

Quando você estiver munido de seu conhecimento de finanças pessoais, não se surpreenda com ninguém, seja alguém importante que está esvaziando lentamente sua conta bancária ou amigos que querem que você saia e gaste muito dinheiro com eles todos os finais de semana.

Entender como o dinheiro funciona é o primeiro passo para fazer o dinheiro trabalhar para você.

3 – Saiba para onde seu dinheiro está indo

Após ler alguns livros sobre finanças pessoais, você perceberá a importância de garantir que suas despesas não excedam sua receita. A melhor maneira de realizar isso é com um orçamento.

Ao observar seu java matinal se acumular ao longo de um mês, você descobrirá que realizar pequenas alterações gerenciáveis ​​em seus gastos diários pode fazer uma grande diferença em sua situação financeira, já que você estava recebendo um aumento.

Além disso, manter suas despesas mensais recorrentes o mais baixas possível também economizará muito dinheiro ao longo do tempo. Se você não está gastando dinheiro em casas chiques agora, talvez possa comprar um bom apartamento ou casa antes que perceba.

4 – Comece um fundo de emergência

Um dos mantras mais repetidos sobre finanças pessoais é “pague-se primeiro”.

Não importa quanto você deve em empréstimos ou dívidas de cartão de crédito, e não importa quão baixo seu salário possa parecer, é uma boa ideia encontrar uma certa quantia, qualquer quantia, em seu orçamento para economizar dinheiro a cada mês, um fundo de emergência.

Ter dinheiro nas suas economias de emergência pode realmente economizar dinheiro e ajudá-lo a dormir melhor à noite.

Além disso, se você tiver o hábito de economizar dinheiro e tratá-lo como uma ‘despesa’ mensal não negociável, logo terá mais do que economias de emergência — você terá dinheiro para aposentadoria, férias e até dinheiro para os pagamentos inesperados.

Não coloque esse dinheiro debaixo do colchão; coloque-o em uma conta poupança on-line com juros altos, certificado de depósito ou conta do mercado monetário. Caso contrário, a inflação reduzirá o valor de suas economias.

5 – Comece a economizar para a aposentadoria

Assim como você foi para o jardim de infância com a esperança de seus pais de que eles o preparariam para o sucesso em um mundo que parecia distante, você precisa se preparar para sua aposentadoria com bastante antecedência.

Devido à maneira como os juros compostos funcionam, quanto mais cedo você começar a economizar, menos importante será investir para obter o valor de que precisa para se aposentar e, quanto mais cedo você puder pedir trabalho, será uma opção, e não uma necessidade.

Os planos de aposentadoria patrocinados pela empresa são uma opção particularmente boa porque você pode investir em dinheiro antes dos impostos e os limites de contribuição costumam ser altos (muito mais do que você pode colocar em um plano de aposentadoria individual).

Além disso, as empresas costumam igualar uma parte de sua contribuição, o que é como ganhar dinheiro de graça.

6 – Proteja sua saúde

Se a sua consulta mensal com o seguro saúde parecer impossível, o que você fará se tiver que ir ao pronto-socorro, onde uma única visita devido a um ferimento leve, como um osso quebrado, pode custar uma fortuna?

Se você não tem seguro, não espere até o dia seguinte para contratar um. É mais fácil do que você pensa acabar em um acidente de carro ou descer escadas.

Não perca — Qual a importância do orçamento pessoal? Confira as vantagens e como fazer um.

Você pode economizar dinheiro obtendo cotações de diferentes seguradoras para encontrar as taxas mais baixas. Além disso, ao tomar suas medidas diárias agora para se manter saudável, como comer frutas e vegetais, manter um peso saudável, fazer exercícios, não fumar, não consumir muito álcool e até mesmo dirigir defensivamente, você agradecerá a si mesmo.