Como escolher o cartão de crédito ideal para seu dia a dia

Escolher o cartão de crédito ideal para as necessidades do dia a dia não é nada tão fácil assim, principalmente porque há tantos cartões disponíveis no momento.

O grande número de cartões de crédito disponíveis hoje é suficiente para surpreender qualquer pessoa. Não é de admirar que muitos consumidores simplesmente escolhem um cartão que seus amigos recomendam ou um que é encontrado aleatoriamente quando pesquisado na internet.

Se está em busca escolher o cartão certo para seu uso, terá que fazer algumas pesquisar antes. Alguns cartões são melhores para certos estilos de consumidores e o perfil de crédito pessoal também pode limitar os cartões para os quais o interessado pode se qualificar.

Em vez de depender de anúncios ou sugestões de amigos para decidir seu próximo cartão, descubra a seguir o que realmente precisa saber para não errar na escolha do seu cartão de crédito.

⇒ Confira também: Novo cartão Itaucard Click com anuidade isenta, como pedi o seu

Cartão de crédito para compras

Como escolher o cartão de crédito ideal – Veja o passo a passo

Consulte seu Score de Crédito antes:

A maioria dos cartões de crédito exige um score de crédito bom ou excelente, mas também existem cartões para aqueles com uma pontuação “razoável” e até mesmo opções para consumidores que não possuem aceitação no mercado ou histórico de crédito limitado.

Antes de solicitar um cartão, é bom saber como anda sua pontuação. Reserve um tempo para verificar sua capacidade de crédito para descobrir que modelo de cartão deve ser solicitado.

Confira as regras gerais que se aplicam com base em sua pontuação:

  • “Ruim” (579 ou menos) ou “Regular” (580 a 669): pode ser necessário solicitar um cartão de crédito para aqueles com crédito ruim ou mesmo um crédito garantido.
  • “Bom” (670 a 739): o cliente tem a oportunidade de se qualificar para as melhores ofertas de cartão de crédito disponível hoje, mas pode não se qualificar para cartões premium.
  • “Muito bom” (740 a 799) ou “Excelente” (800 e acima): capaz de se qualificar para quase todos os cartões de crédito solicitados.

Embora isso não seja uma garantia de aprovação, a pré-qualificação deve dar uma ideia de suas chances de aprovação e alguma certeza antes de solicitar algum crédito.

Decida que modelo de cartão é mais adequado para você:

Após compreender melhor sua situação de crédito, você pode se concentrar no modelo de cartão que faz sentido para você. Como já deve ter notado, existem várias opções de cartão para escolher, cada uma com vantagens e desvantagens dependendo de seus objetivos, orçamento e capacidade de crédito.

Geralmente, o melhor cartão para você é um cartão de referência para conceder crédito para uma função específica de uso do cartão. Pergunte a si mesmo o que faz mais sentido para você, considerando seu histórico de crédito e planos.

Defina quais benefícios do cartão você mais precisa:

Agora que você conhece sua pontuação de crédito e que modelo de cartão que o ajudará a atingir seus objetivos, é importante considerar quais são os benefícios que você mais espera.

Essa parte pode ser um pouco complicada, pois, é difícil encontrar um cartão que tenha todos os benefícios de que você precisa, mas pode pelo menos descobrir quais os são mais importantes.

Algumas vantagens comuns do cartão a serem consideradas incluem:

  • Anuidade gratuita;
  • Parcelamento sem juros;
  • Cartões adicionais;
  • Saques e transferências grátis;
  • Programa de cashback e fidelidade;
  • Acesso à sala Vip em aeroportos.

Esses são os benefícios mais populares que os cartões de crédito oferecem, mas existem muitos outros. Lembre-se desses benefícios ao avançar para as próximas etapas.

Leve em consideração as taxas do cartão:

Então pergunte a si mesmo se você não se importa em pagar a taxa anual com cartão de crédito. Não há uma resposta certa ou errada aqui, mas pode definitivamente ajudá-lo a pensar sobre essas taxas em termos do valor que você receberá em troca.

Alguns outros cartões cobram taxas significativamente mais baixas, mas os bônus de boas-vindas do primeiro ano e os benefícios do titular do cartão mais do que compensam.

 

Escolha o cartão que oferece o melhor plano

Neste ponto, você precisa considerar algumas coisas sobre você e o cartão que deseja. Por exemplo, você pode saber:

  1. Sua pontuação de crédito e possivelmente o modelo de cartão de crédito para o qual você pode se qualificar;
  2. A opção de cartão que você deve solicitar com base em seus objetivos;
  3. Os benefícios oferecidos pela instituição do cartão de que você mais precisa;
  4. Quanto confortável está com taxas do cartão.

Com esses levantamentos, é possível pesquisar os cartões para os quais pode se qualificar e oferecer ao titular do cartão o que ele deseja na forma de taxas e benefícios. Se uma taxa anual for cobrada, você deve ter certeza de que receberá um valor mais do que suficiente em troca para fazer com que valha a pena.

⇒ Não perca: Cartão de crédito sem anuidade do Banco Neon: Como contratar online pelo app

Conclusão

Após considerar esses fatores e determinar que tipo de cartão se encaixa em seu perfil de consumidor, é hora de se concentrar em cartões específicos e solicitá-los quando encontrar uma oferta boa.

Para começar, pode utilizar ferramentas online para ter uma ideia de suas chances de aprovar diferentes cartões e emissores. Isso não afetará sua pontuação de crédito e permitirá que tenha uma ideia antes de entrar em cartões específicos de seu interesse.

Ao encontrar o cartão de crédito que funciona melhor para você, a próxima etapa é aproveitá-lo ao máximo. Na maior parte, isso significa usar seu cartão apenas para as compras que você pretendia fazer e pagar o seu saldo integralmente a cada mês.

Isso é especialmente importante se você estiver usando um cartão de crédito para aumentar o crédito. Aumentar seu saldo e maximizar seu novo cartão também aumentará o uso de crédito, o que pode prejudicar sua pontuação a longo prazo.