Cuidados essenciais ao contratar um empréstimo online: Saiba como se prevenir de golpes

O empréstimo online é uma das opções mais práticas e rápidas para quem precisa de dinheiro para organizar a sua vida financeira. No entanto, apesar de sua relativa facilidade, muitas pessoas têm dúvidas se esse tipo de empréstimo é realmente seguro.

A resposta é sim, desde que o consumidor tome alguns cuidados necessários ao solicitar um empréstimo, como verificar a gravidade da instituição financeira, nunca fazer adiantamento e não utilizar um PC para essas transações. Descubra abaixo as precauções necessárias ao solicitar um empréstimo online!

Confira também: Empréstimo Click Cash online: Como contratar utilizando seu celular

Verifique a seriedade do negócio

Uma medida de precaução essencial ao solicitar um empréstimo online é verificar a seriedade do seu negócio. Nesse sentido, o primeiro passo é saber se ele realmente existe. Para fazer isso, verifique se o seu CNPJ está devidamente registrado na Receita Federal.

Basta acessar o site da Receita e verificar se as informações mais importantes da empresa, como razão social, nome comercial, endereço e atividades, são as mesmas do site. Esta pesquisa também dá acesso ao status de registro da empresa e confirma se ela está realmente ativa.

Verificar a seriedade do negócio também inclui analisar sua reputação. Pesquise na internet para confirmar se a empresa oferece um bom serviço e que imagem tem junto dos clientes.

Não entregue seus documentos a qualquer pessoa

A solicitação do empréstimo pela Internet facilita muito o processo, pois não é necessário ir ao banco ou à loja da instituição financeira. No entanto, as transações online requerem um cuidado especial, pois você não sabe quem está do outro lado da tela.

A este respeito, você não tem permissão para transmitir seus documentos a ninguém de forma alguma. Cuidado com contatos suspeitos por e-mail ou aplicativos de mensagens e certifique-se de que suas informações pessoais sejam fornecidas apenas de maneira segura.

Caso o site exija registro documental, verifique primeiro o domínio da página da empresa que oferece a modalidade.

Muitos golpistas falsificam sites de instituições financeiras e bancos para obter informações pessoais de tomadores de empréstimos on-line. Portanto, antes de inserir seus dados, verifique na barra do navegador, ao lado do endereço da página, se existe o símbolo de um cadeado.

Indica que a página está certificada e que os dados estão criptografados, o que significa que suas informações estão seguras. Observe esses pontos antes de fornecer quaisquer documentos pessoais.

Nunca deposite adiantado

Uma forma de saber se o empréstimo online é realmente seguro é verificar o que a instituição financeira está solicitando antes de transferir o dinheiro. As empresas que não monitoram o histórico de crédito e pressionam para que o negócio seja fechado com urgência podem ser scams.

Em outras palavras, a regra é clara: nunca deposite nada adiantado! As empresas de confiança não solicitam o pagamento de taxas ou prestações até o recebimento do dinheiro solicitado.

Não use computadores públicos para essas transações

Outra precaução essencial ao solicitar um empréstimo online é nunca usar computadores públicos para essas transações. Afinal, não há como garantir que as máquinas tenham todos os recursos de segurança necessários para proteger suas informações, como um programa antivírus atualizado.

Além disso, para evitar que seus dados vazem, não use redes Wi-Fi públicas para solicitar seu crédito online.

Propostas supostamente muito tentadoras

Ofertas de empréstimos online com taxas bem abaixo do mercado ou condições de pagamento que parecem boas demais para ser verdade definitivamente valem a pena sua desconfiança.

Instituições financeiras confiáveis ​​geralmente oferecem termos e taxas comparáveis. Quando há uma proposta muito tentadora, que chama a atenção em relação a outras opções do mercado, pode ser uma farsa.

Cuidado com as taxas de juros

Um cuidado importante ao solicitar um empréstimo online é avaliar as taxas de juros e as condições de pagamento oferecidas pela instituição financeira. Para garantir o melhor negócio, compare a taxa cobrada com a média do mercado, bem como as condições oferecidas por outros bancos e empresas.

Cuidado com instituições financeiras que cobram juros bem abaixo do valor de mercado e também empresas que cobram valores acima da média pesquisada. Também é importante verificar as garantias que a instituição solicita para a liberação de crédito online para garantir que você atende a todos os requisitos.

Sem pressa na hora de contratar

Quem quiser solicitar um empréstimo online deve, antes de mais nada, manter a calma e não ter pressa em concluir a transação. Isso significa que é importante não fazer negócios com a primeira empresa que você consultar e sempre ler os termos e condições que são oferecidos.

Veja tudo o que a instituição financeira cobra, pois nem todas as simulações de empréstimo online mostram de forma transparente todos os custos que são cobrados na transação, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o Custo Total Efetivo (CET).

Mesmo que demore mais tempo para ter o dinheiro na conta, a análise de todas as condições oferecidas não só aumenta a segurança da transação, mas também a garantia de que você está obtendo o melhor negócio para suas finanças.

O empréstimo online é uma opção muito apreciada por quem necessita de dinheiro devido à sua facilidade de utilização e comodidade. Não há como negar que solicitar crédito online torna a vida mais fácil, mas é essencial garantir que você não caia na armadilha e seja vítima de golpistas. Siga nossos conselhos e solicite o empréstimo somente se tiver certeza de que está fazendo um bom negócio.